FAQ

Endometriose tem Cura?
Em alguns casos sim! Quando a doença é inicial, temos poucos implantes na pelve e todos são superficiais, a doença pode ser curada! Por este motivo devemos sempre pensar no diagnóstico precoce! Quando mais cedo mais fácil obter a cura! Em casos onde a doença é avançada, as chances de cura são menores, porém, podemos controlá-la e manter a mulher livre dos sintomas.

Existe alguma forma de me prevenir?
Não existe, até o momento, uma forma eficaz de prevenir a doença. A melhor coisa a fazer é ficar atenta aos sintomas. Se começar a ter cólicas menstruais ou dor à relação sexual, converse sobre endometriose com seu ginecologista.

Gravidez cura Endometriose?
Em alguns casos sim! Antigamente acreditava-se que o melhor tratamento para a doença era a gestação, hoje sabemos que a gravidez pode, em casos iniciais, curar a doença e, em casos de doença avançada, melhorar os sintomas. Na verdade o comportamento da doença após a gestação é imprevisível, algumas melhoram, outras ficam curadas e outras ficam do mesmo jeito!

Posso ter filhos?
Sim, você vai poder ter filhos! A endometriose pode levar a infertilidade, porém, hoje em dia dispomos de inúmeras técnicas de reprodução assistida que podem ajudar a portadora da doença a engravidar. Outros fatores, principalmente a idade, devem ser levados em consideração, mas a chance de conseguir um bebê é grande!
Copyright © Clínica Dr. Eduardo Schor - Endometriose - CRM-SP 77183. Todos os direitos reservados. Design por Winplex no Brasil.